Translate

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Cabelo de Nego
















Então cê quer que eu traga meu cabelo sempre cortado

Porque crespo se cresce, você fica muito incomodado

Como se meu cabelo grande ferisse se olhar


Como se eu fosse o patinho feio ou uma aberração

Então eu tenho assim cortado pra a gente de boa ficar

Talvez eu não queira mais seu olhar de desaprovação



Cê quer que eu traga o cabelo raspado na um ou na zero

E seu descontentamento com minha pessoa eu não quero

Talvez cê queira mesmo que eu nem tenha mais cabelo

Que eu traga sempre meu couro cabeludo no pelo

Pois segundo você diz, o meu cabelo é ruim

Porque ele é não sei que lá assim assim

E o que é ruim tem que ser eliminado

E pra não contrariar eu tenho raspado

Mas eu acho que você é que está sendo ruim

Quando não aceita a natureza em mim

E quer desta maneira me inferiorizar

Porque meu cabelo faz você se apoquentar

Mas é cabelo de negro, de africano, rapaz

Que vem desde meus milenares ancestrais



Então cê quer mesmo minha cabeça só raspada

Pra você não se sentir assim tão aporrinhada

De que meu cabelo é duro , não sei mais o quê

E se eu cresço ele, você não ‘guenta ver

Mas o que é duro mesmo é esse seu discurso aceitar

Quando você passa a alguém querer depreciar

Em função do cabelo ou pele que a natureza lhe dá

Mas eu tenho até raspado pra você não se encolerizar



Cê quer minha cabeça sempre raspada então

Talvez não queira nem que eu deixe o pimpão

Porque o meu cabelo a deixa mesmo desconfortado

Então pra você não se exasperar eu tenho raspado

Assim é que eu tenho feito sua vontade



Você quer minha cabeça sempre raspada

Pois se crio cabelo cê fica mesmo exaltado

Mas agora eu resolvi tomar a liberdade

De transar o meu cabelo como eu bem quiser

Vou criar cabelo grande; cê vai ver como é que é

Ou será que eu tenho que lhe pedir licença

Pois talvez que manda em meu cabelo você pensa

Eu vou é deixar meu cabelo crescer um bocado

E não to nem aí se você vai ficar no desagrado



Você quer minha cabeça sempre raspada

E pra você não se sentir incomodada

Eu tenho raspado meu couro cabeludo

Com máquina um , zero, gilete e tudo

Pois cê diz que meu cabelo é duro, é ruim

E eu tenho ido em suas águas assim

Mantendo minha cabeça raspada

Pra você não ficar injuriada



Só que agora eu fiquei já retado

Eu vou deixar meu cabelo crescer adoidado

Você só quer meu cabelo cortar

Mas agora resolvi meu cabelo criar

Num Black Power bem alto e volumoso

Eu quero mesmo ver você ficar furioso

Meu pixaim, do bicho vai ficar

E de raiva você vai se estrebuchar

Vai crescer tal que na bucha vai ficar

E na esponja a bucha vu realçar

E você de ódio vai se lascar



Você só quer meu cabelo cortar

Mas uns dreads cabulosos eu vou transar

A lá Bob Marley, rebelde, irreverente

Tô me lixando que cê vai ficar descontente

Você que quer meu cabelo raspado

Pra não ficar se ressentindo, chateado

Agora eu vou é deixar crescer a engundar

Formando mesmo uma placa; um tapete capilar

Cê vai ficar horrorizado de doer

Que vai até pedir pra morrer

Vai ficar mesmo indignado o rapaz

Protestando que meu cabelo ‘tá demais’



Cê quer meu cabelo sempre cortado

E assim eu tenho me comportado

Mas agora vou crescer meu cabelo num trançado

Sobre o couro cabeludo traçado

Nem se você vai se desgostar

Se com meu novo look não vai se dar



Você quer minha cabeça sempre raspadinha

Mas agora vou transar nele umas trancinhas

E realçar com contas coloridas, com missangas

E pouco me dá se então você se zanga

Vou realçar as trancinhas com alegria

Com continhas com as cores da Bahia

Com as cores da Jamaica posso variar

Com o vermelho e preto também

Que são as cores que meu time tem

Posso variar com as cores do meu orixá

E você meu irmão que vá se danar

Que nem aí pra você vou estar

Exercendo minha liberdade capilar

Pois eu sou dono do meu nariz

Também desse cabelo que você maldiz



Você só quer meu cabelo cortado

Pois, grande, cê fica chocado

Mas uns finos dreads nele vou transar

A lá Djavan, Brown, e quem mais há

Quero ver sua cara como vai ficar

Meu cabelo em nada me faz incomodado

Esteja ele como for, mesmo raspado

Você é que tem que com a vida se resolver

E aceitar a natureza como Deus quis fazer

E não vir com essa de que eu tenho que cortar

Pra você não se sentir em mal estar



Se cabelo de negro problema vem lhe trazer

Eu nada meu irmão posso então fazer

Carregue um espelho para então se olhar

Quando um negro cabeludo em sua frente pintar

Aí então você vai se sentir melhor

Você que se acha que é tal, melhor

Nem tudo no mundo nos agrada, infelizmente

Como não agrada a nós , afrodescendentes

Quem deste modo nos quer inferiorizar

Pelo cabelo ou pele que a natureza dá



E nem me venha com esse papo de pente

Que isso é lá invenção da sua gente

Que esse artefato achou por bem de inventar

Para atender sua necessidade capilar

Nosso povo, tal objeto nunca inventaria

Pois pra nosso cabelo nunca serviria

Pra gente o que rola é o todo embaraçado

O Black Power, os dreads, o trançado

Ou que mais a gente inventar

Então se chegue com seu pente pra lá



Você até que tem ousadia, rapaz

De se botar de escroto sagaz

Mas o que lhe falta é a inteligência

Ou quem sabe justa consciência

Pois como pode alguém querer esculhambar

Pelo cabelo ou pele que a natureza lhe dá



Você só quer meu cabelo aparar

Pois se revolta se eu criar

Mas a minha agora é te desprezar

E levar meu cabelo como se me dá

Na afirmação, na resistência, meu irmão

Contra o racismo e a descriminação

Agora vê se você me deixa em paz

Pois aqui é cabelo de nego, rapaz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário